Música Popular do Brasil
Na música popular o negro teve uma participação fundamental. Trazendo da África alguns instrumentos como atabaques, o agogô, a cuíca e o berimbau, e ritmos desconhecidos pelos europeus, já no século XVIII sua contribuição se faz notar nas danças e canções de rua, crescendo em importância no século XIX e florescendo exuberante após a abolição da escravatura em 1888, equiparando-se nos dias de hoje à participação branca.
A Modinha
Era uma presença constante nos saraus dos aristocratas
O Choro
O improviso tinha um papel principal e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e um violão, e mais tarde ampliando seu instrumental.
•Artista: Pixinguinha.
O Teatro de Revista e a Era do Rádio
•Os números apresentados eram em geral canções populares ou paródias de obras célebres
•Artista: Carmem Miranda.
O Samba
•Essa palavra designava uma variedade de danças de origem negra.
•No início do século XX foi adotado por compositores como Ernesto Nazareth ,Noel Rosa…
•Ramificou-se em várias direções:
• O pagode, na verdade, era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou se tornando sinônimo de qualquer festa regada a alegria, bebida e cantoria.
Samba-enredo
•Anualmente, as escolas de samba promovem um concurso em suas quadras onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, para ser escolhida como samba-enredo oficial para aquele ano.
Samba- canção
•Samba-canção é um gênero musical originário do samba baseado no Romantismo, também denominado samba romântico , influenciado pelas baladas americanas e pelo bolero Mexicano, caracterizando-se como o samba lento e melodioso do Brasil. O samba-canção apresenta marcação forte do samba pelo pandeiro e por boleros e baladas brasileiras, por meio de outros instrumentos rítmicos, inclusive o tambor.
Samba-reggae
•Samba-Reggae é um tipo de música da Bahia, um estado do nordeste do Brasil, que alguns anos atrás era considerado MPB ou Pagode baiano, que é conhecido como Swingueira.
•O Samba Reggae surgiu entre 1998 e 2000 na Bahia a partir de manifestações musicais de Margareth Menezes e Daniela Mercury.
Anos 60
•A Bossa Nova foi um movimento basicamente urbano, originado no fim dos anos 50 em saraus de universitários e músicos da classe média. De início era apenas uma forma (bossa) diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical
•Tropicália – usava elementos da cultura pop, como o rock, e da cultura de elite, além de fazer uso muitas vezes de um discurso politicamente engajado e de protesto contra a ditadura militar que se instaurou na época, gerando perseguições e obrigando alguns de seus integrantes ao exílio, como foi o caso de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
•Jovem Guarda- era um movimento que se ligava basicamente ao rock americano e inglês dos anos anteriores, embora no Brasil tenha se suavizado e adotado uma temática romântica em uma abordagem muitas vezes ingênua. O movimento surgiu das apresentações em um programa de TV que tinha este nome, e seu maior representante foi nesta época Roberto Carlos, junto com
•Erasmo Carlos
Anos 70 e 80
•A transição para a década de 70 foi marcada pelo surgimento do que se convencionou chamar de MPB(Música Popular Brasileira), um termo que designa em verdade uma ampla gama de estilos musicais derivados de várias matrizes, desde o rock até os regionalismos, passando pela música de protesto e a nacionalista. A TV passou a desempenhar um papel importante com a realização de festivais .
ANOS 90 EM DIANTE
Música sertaneja- a “música caipira” e a moda de viola, que se caracteriza pela melodia simples e melancólica; muitas vezes é chamada de música do interior. Hoje em dia, o termo música sertaneja vem, aos poucos, sendo substituído pelo termo música country devido à influência da música country norte- americana que a indústria brasileira está usando como novo segmento comercial na televisão e na indústria de gravação.
Rock brasileiro
•Muitas bandas deste estilo, como o Ultraje a Rigor e IRA! permanecem ativas até hoje, fazendo apresentações por todo o Brasil. Outras bandas e artistas da época, como Legião Urbana e Renato Russo, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao grande sucesso entre o público.
•2001 foi um ano “trágico” para o rock brasileiro.Herbert Vianna, dos Paralamas, sofreu acidente de ultraleve e ficou paraplégico (mas voltou a tocar); Marcelo Frommer, dos Titãs, morreu atropelado;Maecelo Yuka, d’O Rappa, foi baleado e ficou paraplégico (saiu da banda); e Cássia Eller morre. Skank, banda de pop/rock/reggae formada por Samuel Rosa,…
FORRÓ
•Denomina-se forró uma festa popular brasileira, de origem nordestina, e a dança praticada nestas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, o coco, a quadrilha, o xaxado e o xote,são tocados,tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro, um zambumbeiro e um tocador de triângulo.
FORRÓ UNIVERSITÁRIO
•A razão de ser mais difundido é a facilidade do aprendizado e a flexibilidade da dança que permite a adaptação de passos de outras danças
•Uma das bandas responsáveis pela expansão e divulgação desse ritmo por todo o Brasil é o grupo FALA MANSA, que foi uma das primeiras bandas com grande divulgação.
FUNK
•O funk brasileiro, diferente do norte-americano, é um tipo de música eletrônica originado nas favelas do Rio de Janeiro, devido à sua batida rápida e aos vocais graves. Chamado apenas de funk em seu local de origem no país, também é conhecido por ‘funk carioca’ em outras regiões do pais.
•Ousadia, determinação e estilo irreverente são as marcas registradas dessa funkeira : Tati Quebra Barraco , ela foi destaque desta fase, e foi objeto de um documentário europeu sobre o tema.