Este blog foi criado como ferramenta pedagógica para minhas aulas de Artes. É um blog voltado para estudantes,educadores e público em geral que busca cultura e arte. Este espaço foi criado com o intuito de utilizar nas aulas de artes.
quarta-feira, 17 de maio de 2017
domingo, 9 de abril de 2017
O que é Arte?
Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e nem por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.
Comunicação e linguagem
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Linguagens são as formas de expressão humana que se inserem em sistema de comunicação, ou seja, são meios usados para produção de mensagens e obras que serão recebidas e interpretadas por outras pessoas. Existem muitos tipos de linguagens, pode ser através da escrita, de sinais, de imagens, expressões e entre elas, existe a linguagem oral.
Linguagem oral: Oral é a língua falada, aquilo que se diz que se pronuncia. A língua falada pode ser culta ou informal. Na linguagem oral, a maneira com que falamos pode contar com recursos extralingüísticos como gestos, expressões faciais, entonações, postura que facilitarão a transmissão de idéias e emoções na mensagem a ser assimilada ou interpretada pelo receptor. A oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada.
Linguagem escrita: É a forma de comunicação que depende da interpretação da escrita (letras, palavras, frases, símbolos que formam) caligrafia (arte de dar forma aos sinais de uma maneira expressiva, harmoniosa e habilidosa), escrita criativa e a literatura (arte de compor escritos em prosa ou em verso).
Linguagem corporal: É uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, posturas e expressões faciais.
Linguagem visual: Envolve a criação de imagens ou elementos visuais para comunicação de idéias.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Arte e suas linguagens
O que é Arte?
A arte é uma criação humana com valores estéticos (como beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.
A arte se apresenta em várias linguagens:
Linguagem visual: As artes desta linguagem normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. As artes visuais que lidam com a manipulação e transformações de materiais para construção de obras de artes se chamam artes plásticas, podemos destacar: o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, o grafite, o mosaico, a arte vitral, as artes gráficas, a cerâmica, o artesanato. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a arquitetura, o design (industrial, gráfico, moda, jóias, computação e jogos), a decoração e o paisagismo, a instalação, a intervenção (interferência de ambientes urbano), a land art (interferências no espaço natural), a body art (interferências do corpo humano) a fotografia e a arte sequencial. A arte sequencial usa imagens implantadas ou montadas em sequencia para narrar história ou transmitir informações: os quadrinhos, a animação e o cinema (com produções áudio visuais criativas como filmes, novelas, seriados e vídeo-clipes).
Linguagem musical: A música pode ser definida como uma forma linguagem que se utiliza de sons produzidos pela voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém. Um dos poucos consensos é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios em sequencias que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. As musicas podem ser classificadas em gêneros como música erudita, popular, folclórica e religiosa, cada uma dessas divisões possui centenas de subdivisões e estilos.
Linguagem cênica: As artes cênicas (chamadas ainda de artes performativas) são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes: Teatro, Ópera, Dança, Circo a Performance artística.
Linguagem da dança: Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público e em qualquer ambiente em que for contextualizado o propósito artístico. A dança pode ser classificada quanto ao modo de dançar (sozinho, em dupla ou em grupo), quanto à origem (folclórica, cerimonial, étnica) e quanto à finalidade (cênica, social, religiosa).
Arte
Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estática ou comunicativa, realizada a partir da ´percepção, das emoções e das idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a literatura, a música, a dança, o teatro, a fotografia, a arte seqüencial, o design e o cinema. (WIKIPEDIA) Estas formas de expressão são chamadas de linguagens artísticas, e o homem se manifesta através da arte desde o desenvolvimento de sua capacidade criativa ainda quando habitava as cavernas, e foi através das linguagens da arte que a humanidade registrou sua história e evolução.
Hoje é impossível pensarmos em um mundo sem arte, a sociedade incorporou as artes ao dia-a-dia, seja no vestuário, no ambiente, nas edificações, nos objetos e ferramentas, nos sons que ouvimos, na visualização de imagens e em muitas coisas. A criatividade e a interpretação das linguagens artísticas são elementos primordiais no desenvolvimento e formação do ser humano e em muitos casos pré-requisito em determinadas profissões. O mercado criativo é um dos mais lucrativos no mundo e que continua em plena expansão, seja na produção cultural e artística, de eventos, de filmes, livros, vídeos, jogos e aplicativos, no design de produtos, na construção, na mídia, música, enfim além de divertir, entreter e levar as pessoas a pensar, a arte também movimenta a economia e gera milhões de empregos.
Por isso estudamos arte! Vamos conhecer um pouco mais sobre as diversas formas de expressão, aprender a interpretar essas linguagens, aguçar a sensibilidade, aprimorar a coordenação motora e habilidades técnicas, estimular a criatividade e deixar fluir a imaginação.
Conhecendo um pouco mais:
OUTRAS DEFINIÇÕES ARTÍSTICAS
As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas que utilizam técnicas que manipulam materiais para construir formas e imagens. Ou seja, a plasticidade neste caso é capacidade de manipulação e transformação de materiais diversos em obras com conceito estético. Ex: Desenho, Pintura, Gravura, Escultura.
As artes que normalmente lidam com a visão como meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. (Ex: As Artes plásticas, Fotografia, Grafite, Design, Arte seqüencial, Cinema, Vídeo Arte, Instalações, Arte corporal, Arte Digital.)
Artes cênicas são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público, podendo acontecer também em praças, ruas ou palcos improvisados. (Ex: Teatro, Dança, Ópera, Circo, Performances e Happenings.)
Arte dramática ou dramaturgia é a arte de composição do texto destinado à representação feita por atores.
Arte interativa é a forma de arte que envolve, de algum modo, a participação do espectador.
A arte conceitual define-se como o movimento artístico que defende a superioridade das idéias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para criá-la em plano secundário.
As artes-menores não são menores no conceito artístico, mas são chamadas assim porque na maioria das vezes são portáteis. Em sua maioria, são objetos artísticos com função utilitária. Também esta relacionada às expressões criativas que impressionam outros sentidos como o paladar, olfato e o tato. (Ex: Artesanato, Cerâmica, Marcenaria, Serralheria, Tapeçaria, Ourivisaria, Gastronomia, Perfumaria, Jardinagem.)
Postado por
Meire
Para que estudar Artes?
Para que estudar Artes?
A arte é uma forma do ser humano se expressar e a comunicação é uma atividade essencial para a vida em sociedade. O mundo que vivemos é cheio de informações visuais, sonoras e musicais. Esse mundo cheio de signos e símbolos necessitam ser interpretados, desde o significado de imagens, de cores, de letras, de sons, de vídeos. Por exemplo: um semáforo contém cores e cada uma delas tem um significado e entende-las é fundamental para atravessar a rua e até mesmo conduzir veículos. O cartaz ou letreiro que você vê na rua tem imagens e símbolos que transmitem informações ou orientações. A arte carrega valores culturais e estéticos e estes são relevantes na construção do seu visual e até mesmo na sua identidade, seja o momento que você escolhe uma roupa para se vestir, no corte de seu cabelo, nos adereços, maquiagem e tatuagens que possa usar.
Conhecer a história das civilizações e das artes assim como a cultura de diversos povos ajuda a compreender a pluralidade e respeitar as diferenças. Assim como a relação existente com a história, as Artes mantêm diálogo com várias áreas do conhecimento: ao estudar as cores, aprendemos um pouco sobre ciência, de como enxergamos as cores e como podemos produzir pigmentos para pintar. Ao construir formas tridimensionais compreendemos o espaço geométrico e a matemática. A arte é uma forma de expressão e comunicação, podemos interpretá-la, fazer uma leitura visual de imagens (sua época, seu contexto, sua intenção), sentir a emoção e entender a mensagem de uma música, compreender gestos de dançarinos ou de atores. As mensagens emitidas por meio das artes levam a reflexão e a crítica fazendo os espectadores pensarem, com isso também contribui para o crescimento intelectual. Nos vestibulares e concursos públicos, as provas contém questões que abordam interpretações de imagens, obras de artes, de charges ou quadrinhos, de músicas, de poemas e até mesmo questões históricas relacionadas a movimentos artísticos e culturais. Neste caso, entender um pouco mais sobre as artes ajuda a ter sucesso na aprovação.
Ao escrever uma pessoa realiza desenhos no papel. O exercício de desenhar desenvolve a coordenação motora fina, responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e eficiente os pequenos músculos do corpo aprimorando as habilidades para algumas tarefas como escrever, recortar, costurar, digitar, tocar instrumentos musicais, realizar trabalhos mais precisos e delicados. Além disso, o domínio da coordenação corporal através de exercícios também aprimora habilidades corporais como práticas esportivas e a dança. O exercício do desenho também estimula a criatividade e a imaginação. Criatividade é uma das qualidades mais requisitadas no mercado de trabalho. Uma pessoa criativa tende a se destacar pela suas idéias inovadoras ou pela capacidade de impressionar as pessoas.
A indústria criativa movimenta a economia mundial, existem atualmente vários setores que dependem de profissionais criativos para o desenvolvimento e elaboração de produtos. Lembra do filme que você assistiu, pois bem, quando terminou ele exibiu por alguns minutos os nomes de diversas pessoas que de forma direta ou indireta estavam envolvidas com aquela produção. Assim é o mercado criativo, seja ele cultural (música, shows, concertos, rádio, televisão, cinema, livros, museus), técnico (produção gráfica, arquitetura, design, moda) ou tecnológico (computação, internet, jogos, aplicativos) a criatividade é uma das qualidades mais importantes e poderosas do mundo atual.
As artes transformam o mundo em que vivemos, produz quase tudo que nos cerca, empregam pessoas, constrói identidades culturais, transmite informações, fazem as pessoas pensarem, estimulam a imaginação e a criatividade, divertem e sensibilizam as pessoas.
Sugestão de vídeo: Como a Arte fez o mundo
As aulas de Artes com as propostas de atividades e exercícios abordarão três aspectos que promoverão seu desenvolvimento:
O conhecimento, a habilidade e a criatividade.
Sugestão de vídeo: Como a Arte fez o mundo
O conhecimento, a habilidade e a criatividade.
Fonte: http://douglasdim.blogspot.com.br
Postado por
Meire
O que é Arte.....Comunicação e Linguagem...
O que é Arte?
Arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e nem por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.
Fonte: www.brasilescola.com/artes
Vídeo: Introdução a Arte
Qual a necessidade da arte
Vídeo: A Arte e sua importância
Comunicação e linguagem
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Linguagens são as formas de expressão humana que se inserem em sistema de comunicação, ou seja, são meios usados para produção de mensagens e obras que serão recebidas e interpretadas por outras pessoas. Existem muitos tipos de linguagens, pode ser através da escrita, de sinais, de imagens, expressões e entre elas, existe a linguagem oral.
Linguagem oral: Oral é a língua falada, aquilo que se diz que se pronuncia. A língua falada pode ser culta ou informal. Na linguagem oral, a maneira com que falamos pode contar com recursos extralinguísticos como gestos, expressões faciais, entonações, postura que facilitarão a transmissão de idéias e emoções na mensagem a ser assimilada ou interpretada pelo receptor. A oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada.
Linguagem escrita: É a forma de comunicação que depende da interpretação da escrita (letras, palavras, frases, símbolos que formam) caligrafia (arte de dar forma aos sinais de uma maneira expressiva, harmoniosa e habilidosa), escrita criativa e a literatura (arte de compor escritos em prosa ou em verso).
Linguagem corporal: É uma forma de comunicação não-verbal. Abrange principalmente gestos, posturas e expressões faciais.
Linguagem visual: Envolve a criação de imagens ou elementos visuais para comunicação de idéias.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Arte e suas linguagens
O que é Arte?
A arte é uma criação humana com valores estéticos (como beleza, equilíbrio, harmonia) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura.
A arte se apresenta em várias linguagens:
Linguagem visual: As artes desta linguagem normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. As artes visuais que lidam com a manipulação e transformações de materiais para construção de obras de artes se chamam artes plásticas, podemos destacar: o desenho, a pintura, a escultura, a gravura, o grafite, o mosaico, a arte vitral, as artes gráficas, a cerâmica, o artesanato. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a arquitetura, o design (industrial, gráfico, moda, jóias, computação e jogos), a decoração e o paisagismo, a instalação, a intervenção (interferência de ambientes urbano), a land art (interferências no espaço natural), a body art (interferências do corpo humano) a fotografia e a arte sequencial. A arte sequencial usa imagens implantadas ou montadas em sequencia para narrar história ou transmitir informações: os quadrinhos, a animação e o cinema (com produções áudio visuais criativas como filmes, novelas, seriados e vídeo-clipes).
Linguagem musical: A música pode ser definida como uma forma linguagem que se utiliza de sons produzidos pela voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém. Um dos poucos consensos é que ela consiste em uma combinação de sons e de silêncios em sequencias que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. As musicas podem ser classificadas em gêneros como música erudita, popular, folclórica e religiosa, cada uma dessas divisões possui centenas de subdivisões e estilos.
Linguagem cênica: As artes cênicas (chamadas ainda de artes performativas) são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público. Muitas vezes estas apresentações das artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas. Assim podemos dizer também que este palco pode ser improvisado. Ou seja, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica. Podemos destacar as seguintes classes: Teatro, Ópera, Dança, Circo a Performance artística.
Linguagem da dança: Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público e em qualquer ambiente em que for contextualizado o propósito artístico. A dança pode ser classificada quanto ao modo de dançar (sozinho, em dupla ou em grupo), quanto à origem (folclórica, cerimonial, étnica) e quanto à finalidade (cênica, social, religiosa).
Arte
Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estática ou comunicativa, realizada a partir da percepção, das emoções e das ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias da consciência e dando um significado único e diferente para cada obra. A arte se vale para isso de uma grande variedade de meios e materiais, como a arquitetura, a escultura, a pintura, a literatura, a música, a dança, o teatro, a fotografia, a arte sequencial, o design e o cinema. (WIKIPEDIA) Estas formas de expressão são chamadas de linguagens artísticas, e o homem se manifesta através da arte desde o desenvolvimento de sua capacidade criativa ainda quando habitava as cavernas, e foi através das linguagens da arte que a humanidade registrou sua história e evolução.
Hoje é impossível pensarmos em um mundo sem arte, a sociedade incorporou as artes ao dia-a-dia, seja no vestuário, no ambiente, nas edificações, nos objetos e ferramentas, nos sons que ouvimos, na visualização de imagens e em muitas coisas. A criatividade e a interpretação das linguagens artísticas são elementos primordiais no desenvolvimento e formação do ser humano e em muitos casos pré-requisito em determinadas profissões. O mercado criativo é um dos mais lucrativos no mundo e que continua em plena expansão, seja na produção cultural e artística, de eventos, de filmes, livros, vídeos, jogos e aplicativos, no design de produtos, na construção, na mídia, música, enfim além de divertir, entreter e levar as pessoas a pensar, a arte também movimenta a economia e gera milhões de empregos.
Por isso estudamos arte! Vamos conhecer um pouco mais sobre as diversas formas de expressão, aprender a interpretar essas linguagens, aguçar a sensibilidade, aprimorar a coordenação motora e habilidades técnicas, estimular a criatividade e deixar fluir a imaginação.
Conhecendo um pouco mais:
OUTRAS DEFINIÇÕES ARTÍSTICAS
As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas que utilizam técnicas que manipulam materiais para construir formas e imagens. Ou seja, a plasticidade neste caso é capacidade de manipulação e transformação de materiais diversos em obras com conceito estético. Ex: Desenho, Pintura, Gravura, Escultura.
As artes que normalmente lidam com a visão como meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. (Ex: As Artes plásticas, Fotografia, Grafite, Design, Arte sequencial, Cinema, Vídeo Arte, Instalações, Arte corporal, Arte Digital.)
Artes cênicas são todas as formas de arte que se desenvolvem num palco ou local de representação para um público, podendo acontecer também em praças, ruas ou palcos improvisados. (Ex: Teatro, Dança, Ópera, Circo, Performances e Happenings.)
Arte dramática ou dramaturgia é a arte de composição do texto destinado à representação feita por atores.
Arte interativa é a forma de arte que envolve, de algum modo, a participação do espectador.
A arte conceitual define-se como o movimento artístico que defende a superioridade das idéias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para criá-la em plano secundário.
As artes-menores não são menores no conceito artístico, mas são chamadas assim porque na maioria das vezes são portáteis. Em sua maioria, são objetos artísticos com função utilitária. Também esta relacionada às expressões criativas que impressionam outros sentidos como o paladar, olfato e o tato. (Ex: Artesanato, Cerâmica, Marcenaria, Serralheria, Tapeçaria, Ourivesaria, Gastronomia, Perfumaria, Jardinagem.)
Fonte: http://douglasdim.blogspot.com.br/2011/09/o-que-e-arte.html
Postado por
Meire
sábado, 8 de abril de 2017
A Cor
(O texto abaixo sobre a cor são fragmentos extraídos dos livros: Artes: artes visuais, música, teatro de Jussara Magrin e Arte hoje de Gabriela Brioschi, veja na bibliografia no fim da postagem como adquirir estes livros)
Você sabia que foram os gregos os primeiros a preocupar-se com o estudo das cores? Mas também sabemos que os homens pré-históricos já se preocupavam em colorir seus desenhos nas cavernas (pinturas rupestres) e, para isso, copiavam as cores da natureza.
O mundo que nos cerca é colorido. Observe a natureza, a cor está em toda parte e de muitas formas: no mar, no céu, na terra, no sol, nas florestas, nos animais, nos pássaros e nas flores. Que linda é a natureza, tão colorida! Se você não pode, neste momento, olhar a natureza, observe as coisas que o cercam. Observe como a roupa das pessoas é colorida, os objetos de cozinha, os objetos de decoração, os meios de comunicação, as fotografias, a nossa escova de dente! Que bom que as coisas têm cor, pois isso torna a vida mais alegre, não é mesmo?
Mas de onde vêm as cores?
Só conseguimos enxergar as cores por causa da luz.
Você sabia que sem a luz não veríamos nenhuma delas?
A luz do sol, que percebemos como branca, é na verdade composta por sete cores: as cores do arco-íris, aquele que vemos no céu quando há sol e chuva ao mesmo tempo. Quando a luz do sol ilumina uma flor vermelha, significa que esta flor tem pigmentação vermelha. Isso quer dizer que a superfície dela absorve todas as outras cores da luz do sol, transforma-as em calor e reflete para os nossos olhos só a luz vermelha. Quer ver como isso é verdade? O preto absorve todas as sete cores e transforma-as em calor. Isso quer dizer que quando saímos com uma roupa preta em um dia de sol, sentimos muito calor! A cor branca reflete toda luz.
Foi Isaac Newton (1642-1727), um cientista inglês, quem descobriu isso tudo, quando decompôs a luz do sol com um prisma de cristal. Newton se preocupou com o estudo da luz, veja abaixo alguns de suas experiências:
Vídeo: Experiência do disco de Newton
Vídeo: Experiência do prisma que fragmenta a luz branca
Atividade – DISCO DE NEWTON.
Nesta atividade vamos fazer a experiência do disco de Newton. Para isso você vai usar um compasso, um transferidor ou até mesmo um disco de CD como utilitário pra fazer o desenho de um círculo. Você deverá dividir esse círculo em sete partes iguais e colorir as partes com as cores bem semelhantes a do arco-irís. Depois de pronto, corte o círculo e use um lápis no centro do disco para ajudar a girá-lo. Você verá que cor vai surgir dessa experiência.
As sensações das cores
As cores nos causam sensações e podem influenciar nossas emoções, nosso organismo e até nosso humor. Muitos estudiosos pesquisaram como isso acontece.
Não é difícil de perceber.
O vermelho representa o fogo e o sangue, transmite dinamismo e sensação de violência e paixão; por outro lado, o azul representa o céu, a imensidão, a calma, a tranqüilidade. É uma das cores mais escolhidas universalmente. Geralmente revela introversão e sensibilidade.
Podemos dizer que as primeiras cores, de que se tem notícia, são as da natureza, pois cada elemento que a compõe já surge com a cor que o caracteriza. Veja como as flores são coloridas e belas, assim como os animais. Observe uma arara, ela é linda, toda colorida e nenhuma pessoa é responsável por isso, não foi lá colori-la, ela já nasceu assim, pois é um elemento que faz parte do milagre da natureza.
Além de considerarmos as cores naturais, vamos classificá-las.
Podemos classificar as CORES PIGMENTO em:
1 - Cores primárias
Também chamadas cores puras, pois não precisam da mistura de outras cores para se formarem.
São elas: Amarelo , Magenta (Vermelho) e Ciano (Azul).
OBS.: A cor magenta é como se fosse um rosa bem forte (clique no link para ver), como não encontramos essa cor na caixa de lápis de cor de 12 cores usada pelos alunos na escola, vamos estudar as cores com o uso do vermelho claro.
2 - Cores secundárias
LARANJA: Amarelo + Vermelho.
Surgem da mistura das cores primárias.
São elas: Laranja , Verde e Roxo.
LARANJA: Amarelo + Vermelho.
VERDE: Amarelo + Azul.
ROXO: Azul + Vermelho.
3 - Cores terciárias
4 - Cores quaternárias
Surgem da mistura de duas cores secundárias.
São elas: Ardósia, Castanho, e Citrino.
ARDÓSIA: Verde + Roxo.
CASTANHO: Laranja + Roxo.
CITRINO: Laranja + Verde.
5 - Cores neutras
Caracterizam-se pela não predominância de tonalidades quentes ou frias.
São elas: Preto, Branco e a junção das duas que é o Cinza (Preto + Branco).
Além delas, consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e matizes.
Além delas, consideramos como cores neutras os tons pastéis: bege, marrom e suas nuanças e matizes.
Atividade – DESENHO COM CORES NEUTRAS.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o usando somente cores neutras e suas tonalidades. Capriche!
6 - Cores quentes
As cores quentes transmitem-nos energia e calor, pois nos lembram o sol e o fogo. São cores alegres que têm poder de aproximar as imagens e faze-las parecer maiores do que são. São elas: Amarelo, Laranja e Vermelho com todas as nuances dessas cores.
Atividade – DESENHO COM CORES QUENTES.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o com a predominâcia de cores em tonalidades quentes. Capriche!
7 - Cores frias
As cores frias transmitem-nos calma, tranqüilidade e tristeza, pois nos lembram água, mar vegetais, florestas. Têm o poder de afastar imagens e faze-las parecer menores. São elas: Verde, Azul e Roxo e todas as suas nuances.
Atividade – DESENHO COM CORES FRIAS.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor e pinte-o com a predominâcia de cores em tonalidades frias. Capriche!
8 – Monocromia
( Mono = Uma; Cromo = Cor; uma cor. )
Monocromia é a variação tonal das nuances e matizes de uma determinada cor.
Nuanças ou matizes são graduações quase imperceptíveis de uma cor, Aplicam-se a todas elas, pois dar-lhes sobretons, como, por exemplo: vermelho + branco = cor-de-rosa ou vermelho + preto = bordô.
Atividade – COLORINDO COM MONOCROMIA.
Crie um desenho figurativo com o tema sugerido pelo professor. Escolha apenas uma cor (exceto cores neutras, pois já foi realizado um exercício com estas cores). Pinte o desenho apenas com a varial tonal da cor que você escolheu.
Exemplo com cor azul: pode-se usar o azul, azul claro, azul escuro ou outras cores que tendem para o azulado. pode-se acrescentar preto ou branco para alterar a tonalidade da cor escolhida.
Capriche!
9 - Policromia
( Poli = Muitos; Cromo = Cor; muitas cores. )
Policromia é o emprego de variadas cores com ou sem ordem estabelecida. Causando um belo impacto visual.
clique no link e veja mais imagens bem interessantes:
10 - Cores análogas e
complementares
complementares
Para compreender melhor as cores análogas e complementares é necessário observar o círculo cromático onde são dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias.
As cores análogas são cores vizinhas no círculo cromático. Exemplo: A cor Laranja é análoga do Amarelo e do Vermelho.
As cores complementares são aquelas que apresentam o mais forte contraste quando estão lado a lado. Para encontrá-las basta olhar para o círculo, aquela que estiver oposta à cor desejada é sua cor complementar. Exemplo: A cor complementar do Laranja é a cor Azul Violetado, pois ela se encontra ao oposto ao circulo cromático.
Atividade – COLORINDO O CÍRCULO CROMÁTICO.
Pinte com lápis de cor, lápis aquarela ou tinta guache os espaços abaixo de acordo com as cores pedidas no círculo cromático.
OBS: AS CORES PRIMÁRIAS SÃO MAGENTA, AZUL CIANO E AMARELO.
ESTE EXERCÍCIO USA A COR VERMELHA EM VEZ DE MAGENTA DEVIDO AS LIMITAÇÕES DE ALGUMAS CAIXA DE COR ESCOLARES QUE NÃO CONTÉM ESTA COR.
ESTE É UM CÍRCULO CROMÁTICO QUE USA AS CORES ORIGINAIS:
Expressionismo
O Expressionismo teve origem em Dresden, Alemanha entre 1904 e 1905, com um grupo de pintores chamado “Die Brücke”, que, em português, significa “A Ponte”. Desse grupo faziam parte Ernest Ludwig Kirchner, Erich Heckel e Kart Schimidt-Rottluff.
Este movimento artístico procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Traduziu em linhas e cores os sentimentos mais dramáticos do homem. O artista Van Gogh, que era considerado pós-impressionista, já pintava nessa tendência. Também o artista norueguês Edvard Munch foi muito importante para esse movimento.
Vídeo: Aula sobre expressionismo
Vídeo: Obras expressionistas
Fovismo
O Fovismo, ou também chamado Fauvismo. Este movimento artístico surgiu em 1905, cujo nome deriva de Fauves (que em português significa “feras”) devido à intensidade com que usavam cores puras, sem mistura-las ou matiza-las.
Dois princípios regem esse movimento artístico: a simplificação das formas das figuras e o emprego de cores puras. Seus principais pintores foram André Derain, Maurice de Valminck, Othon Friesz e o mais famoso que foi Henri Matisse.
Vídeo: Fauvismo a autonomia da cor
Vídeo: Arte fauvista
Atividade – DESENHO EXPRESSIVO.
Crie um desenho bem expressivo inspirado pelos movimentos do expressionismo ou do fovismo. Faça o uso de muitas linhas, formas tortuosas, manchas, como quiser. Pinte este desenho com cores com o predomínio de tonalidades quentes ou frias.
Escreva qual estilo inspirou seu desenho e que tonalidade predomina nele.
Arte Indiana (Mandala)
Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.
Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual.
Vídeo: Arte indiana
Vídeo: Arte indiana e islamica
Atividade – COLORINDO A MANDALA.
Atividade – CRIANDO UMA MANDALA.
Agora é sua vez de criar! Faça uma composição visual circular usando desenhos ou figuras geométricas coloridas em seu interior. Capriche!
Arte Islâmica
As artes visuais islâmica estão geralmente desprovidas de expressões figurativas, constituídas em grande parte por elementos geométricos e arabescos – esmerados entrelaçamentos de figuras geométricas, folhas, plantas, homens e animais, elaborados à maneira árabe. Mas também é possível encontrar diversas expressões de imagens animais e humanas, que prevalecem especialmente em contextos profanos. O que o Alcorão condena, na verdade, é o culto de imagens. A partir do século IX, porém, tem início uma fase de censura das formas figuradas. Deste momento em diante, representar um ser concreto é usurpar o poder divino, que detém o monopólio da criação.
Vídeo: Islamismo e arte islâmica
Para entender um pouco mais o processo artesanal de
produção dos mosaicos assista o vídeo abaixo:
VÍDEO: "FROM CLAY TO MOSAICS".
tradução: "Da argila aos mosaicos".
Atividade – ARTE ISLÂMICA - AZULEJOS DECORATIVOS.
Pinte os espaços criando formas semelhantes ao de ladrilhos e azulejos decorativos.
No primeiro exercício, pinte cada um azujelo usando apenas as cores análogas (uma cor e suas vizinhas). Escreva o nome das cores que usou.
No segundo exercício, pinte cada um azujelo usando apenas duas cores complentares. Escreva o nome das cores que usou.
No terceiro exercício, pinte cada um azujelo usando policromia (cores livres) .
Postado por
Meire
Assinar:
Postagens (Atom)