quinta-feira, 23 de junho de 2011

Leitura de imagens

Leitura de Imagens.

Estamos rodeados de imagens, daí a importância de saber fazer uma leitura. A imagem visa estabelecer uma relação com o mundo, tem como função principal garantir, reforçar, reafirmar e explicar nossa relação com o mundo visual.

Existem três modos dessa relação, o símbólico ( relacionado as imagens icônicas, de divindades , e também ao puro simbolismo), o epistêmico ( a imagem traz informações sobre o mundo, podendo nos informar por exemplo a sua época) e o estético (a imagem é destinada a agradar seu espectador, a oferecer-lhe sensações, está ligada a beleza). Uma imagem pode possuir as três relações ou não.

Sabemos que existem imagens que podem resultar em diferentes leituras, o que depende dos saberes culturais e da aprendizagem de um código. Podemos denominá-las em imagens simples (cartazes de propaganda) e imagens complexas (obras de arte). Notamos assim que em relação à leitura de imagens, existem significações e sentidos (como sistemas simbólicos), que se encontram em níveis de atenção de leitura da imagem, são eles:

· Nivel Instintivo: é realizado assim que a imagem aparece. Os elementos de que este nível depende estão interligados aos mecanismos de percepção, são os elementos emotivos por excelência: cor , forma, expressões e vocações; emoções imediatas. São as primeiras impressões captadas pelo cérebro, nesta fase ocorre a predominância da cor ligada as sensações obtidas.

· Nível Descritivo : Após as primeiras informações absorvidas no nível anterior, passamos a analisar os elementos que compõe a imagem. Neste nível as informações transmitidas pelo cérebro possui maior número, o qual percebemos a descrição dos ambientes, a identificação do sujeito.
 
· Nível Simbólico: Passamos a observar e extrair o simbolismo, está relacionada aos mecanismos de conhecimento, (racional). Onde aos maiores conteúdos comunicativos da imagem apresentam-se, sendo a fase principal de codificação da mensagem.

A obra de arte e sua leitura podem ter possibilidades, nunca uma verdade. Para analisarmos uma imagem e sua mensagem, necessitamos em primeiro lugar, estar do lado da recepção, pois ... “Não existe um método absoluto para análise, mas opções a serem feitas ou inventadas em função dos objetivos”.