Fonte: google.com.br
<!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->
Definição: A música é um conjunto de sons e silêncios harmônicos de modo agradável ao ouvido. A origem da palavra é grega e significava a “arte das musas” simbolizando a harmonia universal, envolvendo as artes da música, dança, teatro e poesia.
Platão escreveu, em “A República”:“Deixem-me compor as músicas de um país e não me preocuparei com quem faça suas leis”
Harmonia: É a combinação entre várias notas (acordes) soando simultaneamente (ao mesmo tempo). É obtida por Instrumentos harmônicos (violão, guitarra base, piano ou teclado), Grupos de instrumentos melódicos (flauta, trompete, etc.) ou de cantores, executando diferentes vozes.
Silêncio: É a interrupção, pausa ou ausência de som.
Som: É a impressão causada no ouvido humano, pela vibração de um corpo. A quantidade de vibrações por segundo é chamada de Hertz (Física). O ouvido humano não percebe sons menores que 20 Hertz, chamados “Infrassom”, nem maiores que 20.000 Hertz, chamados “Ultrassom”. Quanto maior o número de vibrações por segundo, mais agudo será o som.
Propriedades do som
Diferentes fontes sonoras produzem diferentes sons. Mas existem mais diferenças entre os sons do que o instrumento que lhe dá origem. O som apresenta quatro propriedades básicas que são:
- Altura: É a propriedade que o som tem de ser mais grave (baixo), médio ou mais agudo (alto). Podemos diferenciar facilmente sons alturas diferentes. A altura depende da velocidade da vibração do corpo sonoro. Ao contrário do que se pode pensar, altura nada tem a ver com o volume.
- Duração: É o tempo de produção do som. Dois sons de mesma altura podem ser diferenciados se suas durações forem diferentes. A duração depende do período de tempo em que o corpo sonoro está vibrando. Na música, a duração também se aplica a momentos de silêncio, conhecidos como pausas.
- Intensidade: É a propriedade que o som tem de ser mais forte ou mais fraco. Dois sons de mesma altura e duração, podem ser diferenciados se suas intensidades forem diferentes. A intensidade depende da energia aplicada sobre o corpo sonoro na produção do som.
- Timbre: É a qualidade do som, que permite reconhecer sua origem. Dois sons de mesma altura, duração e intensidade, podem ser diferenciados se seus timbres forem diferentes. O timbre depende das características físicas do corpo sonoro. Cada instrumento tem seu som característico, dependendo da forma como é construído.
Estruturas musicais: A música é uma construção cuja arquitetura depende de vários elementos segundo os quais, explorando suas variações, obtém-se produtos diferentes. As principais destas estruturas são:
- Melodia: É a sucessão de notas através do tempo. Normalmente, é o que o solista executa em uma música, seja instrumental ou cantada
- Ritmo: É a sequência de pulsações que, alternando sons e silêncios, ao longo de um espaço de tempo. Todos os instrumentos (e a voz) geram sons e silêncios, que tem durações definidas. Portanto, todos eles tem Ritmo.
- Compasso: É a frequência em que uma pulsação mais forte (Thesis) repete-se após uma ou mais pulsações mais fracas (Arsis). São exemplos de compassos simples:
- Compasso Binário (possui dois tempos);
- Compasso Ternário (possui três tempos);
- Compasso Quartenário (possui quatro tempos)
- Andamento: É a velocidade com que estas pulsações acontecem. Os andamentos, também chamados de “Agógica”, são classificados como:
-
- LARGO – O mais lento
- LARGHETTO – Um pouco menos lento
- LENTO – Lento
- ADÁGIO – Um pouco mais movido que o precedente
- ANDANTE – Mais movido que o adágio
- ANDANTINO – Pouco mais rápido que o anterior
- MODERATO – Moderado
- ALLEGRETTO – Mais rápido que o moderato.
- ALLEGRO – Rápido
- VIVACE – Ainda mais rápido
- VIVO – Bastante movido
- PRESTO – Muito rápido
- PRESTÍSSIMO – O mais rápido de todos
- ANDAMENTOS LENTOS:ANDAMENTOS MODERADOS:ANDAMENTOS RÁPIDOS:
- Fonte: http://profnelmar.arteblog.com.br/276779/CONCEITOS-BASICOS-DE-SOM-E-MUSICA/