ALGUNS GÊNEROS MUSICAIS (Artes musicais)
Gêneros Musicais, Axé, Bossa nova, Forró, Hip Hop, Musica Folclórica, Música Erudita, Pagode, Regae,Rock, Samba, Sertanejo
Estes são alguns dos gêneros musicais mais praticados no Brasil e suas principais características.
Axé: Fusão de ritmos nordestinos, caribenhos e africanos com embalagem pop-rock. Axé é significa energia positiva na umbanda e no candomblé. Os instrumentos típicos são: atabaque, ripinique, trombones, trompetes, guitarra, baixo, teclado, bateria e outros. Subgêneros: samba-reggae, bunda-music e outros.
Bossa Nova: É um estilo de música popular brasileiro, influenciado pelo Jazz e pela MPB, inicialmente era apenas uma maneira diferente de tocar samba, mais depois disso se tornou um gênero muito popular ganhando sua identidade própria. Instrumentos típicos: basicamente violão e piano.
Erudita: Erradamente reconhecida como música clássica, é a música mais elaborada, acadêmica, “culta” e é dividida de acordo com a época em que está sendo composta (inclusive a clássica) e pelas suas características predominantes. Instrumentos típicos: Vocal, cordas, sopro, percussão e teclados, praticamente sempre acústico.
Folclórica: A Música folclórica está ligada fortemente com culturas sociais, muitas vezes com caráter rurais, como canções de plantio e colheita, de lavadeiras e rendeiras, e o caráter urbano cantadas em festas e teatros folclóricos, rituais religiosos, etc.
Forró: Inicialmente designava festa popular movida por vários tipos de música nordestina e animada pela sanfona de oito baixos. Após massiva migração de nordestinos para o sudeste, converteu-se em um gênero musical que se popularizou em todo o Brasil. Seus principais instrumentos são: Sanfona, triângulo, zabunba, podendo apresentar violão, guitarra, baixo, teclado, bateria e outros. Divide-se em dois grandes subgêneros: Forró pé-de-serra e forró universitário.
Hip Hop: Iniciado no final da década de 1960 nos EUA, com letras questionadoras, é uma forma de reagir à violência contra as classes mais baixas e aos conflitos sociais. É uma cultura de rua que deu início ao Breaking e as pinturas de grafites.
Pagode: É um dos subgêneros do samba. É próprio para designar festas, comidas e bebidas, reuniões entre amigos, enfim e qualquer festa onde tenha alegria e cantoria. Seus instrumentos típicos são: Cavaquinho, banjo, tantã, repique de mão.
Reagge: O Reggae teve origem na Jamaica. Geralmente é usado para fazer críticas sociais. Uma curiosidade é que o nome Reggae surgiu pelo som que a guitarra produz, (o ‘re’ seria o movimento feito na guitarra para baixo e o ‘gae’ seria o som para cima.
Rock: É formado na maioria das vezes pelos sons da guitarra elétrica e um insistente contratempo, numa melodia sedutora. Os instrumentos típicos são: Guitarra elétrica, baixo, teclado e bateria. Estegênero musical tem muitos subgêneros como heavy metal, hard rock, punk rock, soft rock, glam rock e muitos outros.
Samba: Anualmente festejado em fevereiro, no carnaval, o samba carioca, conhecido no mundo inteiro, é derivado do samba de roda, nascido na Bahia. Seus instrumentos típicos são: Cavaquinho, violão e outros instrumentos de cordas, tamborim, pandeiro, surdo e vários outros instrumentos de percussão, outros derivados usam instrumentos de sopro.
Sertanejo: No Brasil pode-se dizer que a música sertaneja vem de caipira e moda de viola. Teve origem pricipalmente no nordeste e outros como Minas Gerais, Mato Grosso, enfim. É considerado caipira por suas origens em zonas rurais, do campo, e antigas moda de viola. Instrumentos típicos: Viola e acordeão. Origens: Música CAIPIRA, Moda de viola.
Fonte: http://profnelmar.arteblog.com.br/276442/ALGUNS-GENEROS-MUSICAIS/