ELEMENTOS FORMAIS DAS ARTES VISUAIS
VOCABULÁRIO
PLANO MATERIAL OU SUPORTE: Podendo também ser chamado de plano básico, em algumas expressões de Artes Visuais, é o lugar físico onde a obra de arte se desenvolve, como um bloco de pedra, argila ou madeira, uma tela, uma folha de papel, etc.
INSTRUMENTO: É tudo aquilo com o que interferimos no plano material para, a partir dele, produzir a obra de arte como pincéis, caneta, lápis, goivas, talhadeiras e formões, spray, a própria mão, etc.
COMPOSIÇÃO: É como chamamos um conjunto de formas, cores, texturas, materiais, que integram uma mesma obra de arte. Oma composição é regida por várias leis e princípios. Entre elas destacamos as que seguem abaixo:
EQUILíBRIO: Palavra que tem sua origem no latim Aequilibrium, e que significa boa proporção, harmonia. Em artes visuais, refere-se às relações que os elementos de uma composição exercem entre si, quanto vários fatores cujos principais são:
SIMETRIA / ASSIMETRIA – propriedade segundo a qual um objeto ou composição, dividido por um eixo central, tem todos os seus pontos equidistantes deste eixo e em sentidos opostos (simetria) ou não.
PROPORÇÃO – Relação exercida entre as dimensões dos elementos participantes da composição e da composição em relação ao Plano Básico.
TENSÃO / REPOUSO – Refere-se à posição que os objetos participantes de uma composição ocupam no plano e como ao longo dele são distribuídos.
PONTO: Plasticamente é uma mancha pequena e disforme causada peloprimeiro choque da ferramenta com o plano material. Geometricamente é o lugar onde duas linhas se encontram.
LINHA: Plasticamente é o prolongamento de um ponto causado pelo atrito ininterrúpto do instrumento com o suporte. Podemos classificar uma linha como:
Quanto à POSIÇÃO: Horizontal, vertical ou inclinada.
Quanto ao SENTIDO: Reta, curva, sinuosa, quebrada, espiral ou mista.
Quanto ao TRAÇADO: Cheia, pontilhada, tracejada ou composta de traço e ponto.
FORMA: É preciso dizer, não que um objeto tem uma forma, mas sim que ele é uma forma (Paul Guilherme). As formas podem ser: Existem formas fracas e formas fortes. Formas fracas ão indecisas, a parte com relativa autonomia. Formas fortes são pregnantes, privilegiadas; são regulares, simples, simétricas - as partes estão subordinadas ao todo. Além destas características, as formas também devem ser estudadas segundo os seguintes elementos:
- Contorno: O contorno produz a forma. Desde que duas partes do campo são separadas por um contorno, as duas partes constituem formas diferentes, ainda que tenham o mesmo contorno.
- Relação entre Figura e Fundo: A figura tem uma forma, o fundo é relativamente informe, ou, se tem uma forma ela é devida a alguma outra configuração que se encontra e não ao contorno que se separada figura. A figura, geralmente é completa ou o mais possível enquanto que o fundo, também geralmente, é incompleto já que é interrompido pela figura e pelos limites do plano. A figura tende a aparecer na frente, enquanto que o fundo mais atrás. A figura impressiona mais, ou é melhor recordada, e é mais apta a sugerir uma significação.
- Formas Positivas e Negativas: Há casos em que não se pode definir formas, objetos concretos, etc. Nestes casos, estudamos a relação entre formas Positivas e Negativas. O que domina o olho na experiência visual seria visto como elemento positivo, e como elemento negativo consideraríamos tudo aquilo que se apresenta de maneira meio passiva. A visão positiva e negativa muitas vezes engana.
TEXTURAS: Em artes visuais, é o elemento visual que representam visualmente as qualidades perceptíveis ao tato. É possível que uma textura não apresente qualidades tácteis, mas apenas óticas, como no caso do desenho de um tronco de árvore. Onde há uma textura real, as qualidades tácteis e óticas coexistem, que permite a mão e ao olho uma sensação individual, é o caso de uma folha de lixa ou um veludo italiano.
Fonte:http://profnelmar.arteblog.com.br/287659/ELEMENTOS-FORMAIS-DAS-ARTES-VISUAIS/