sábado, 21 de fevereiro de 2015

GÊNEROS DRAMÁTICOS (Artes cênicas)

GÊNEROS DRAMÁTICOS  (Artes cênicas)

GÊNEROS TEATRAIS: São o resultado de diferentes épocas da evolução da história do teatro e de diferentes contextos sócio-culturais. Os principais são:
  • Barroco: Caracterizado pela liberdade das formas e ornamentação luxuosa e exagerada que predominou no teatro popular do século XVII e XVIII, principalmente na Espanha.
  • Comédia: Tem o propósito de provocar riso nos espectadores, seja pelas situações cômicas ou pelo absurdo da história. Distinguem-se modalidades como Comédia do Absurdo, Comédia Dramática (peça que reune situações sérias e episódios cômicos).Comédia Musical, Comédia romântica Sketch cômico (comédia curta e informal), Comédia satírica, etc.. Na comédia a ação precisa não somente ser possível e plausível, mas precisa ser um resultado necessário da natureza ingênua do personagem.
  • Commedia dell’Arte: Teatro popular ambulante de comediantes italianos, os saltimbancos, cuja interpretação envolvia malabarismos, improvisação engraçadas em relação ao texto base, dança cômica, etc. Os atores usavam meias-máscaras de personagens fixos e, pela primeira vez, as mulheres atuam (antes jovens atores masculinos interpretavam os papeis femininos).
  • Farsa: Comédia menos estruturada, rica de improvisações cômicas e exageradas, lembrando o que foi a Commedia dell'Arte.
  • Melodrama: Apresenta os fatos como um risco natural assumido pelo personagem ou do qual ele é inadvertidamente vítima, onde os desfechos poderiam ser evitados, não fosse por situações inesperadas.
  • Opera: Drama lírico, inteiramente cantado, encenado como peça de teatro. O dramaturgo oferece o libreto ao compositor e este cria a música para cada um dos papeis a serem interpretados por cantores líricos em solos, duetos e coral de vozes masculinas e femininas. Distinguem-se modalidades como as Óperas de câmara, que são versões adaptadas a teatros pequenos e a interiores palacianos; as Óperas cômicas, etc.
  • Opereta: Opera curta e de encenação menos suntuosa que a Ópera ordinária.
  • Pantomima: Peça de teatro ou drama em que a história é contada por meio de ação e expressão corporal, sem uso de palavras. Todo o drama é capado pelo espectador nos gestos e posturas dos personagens.
  • Pastorais: História ingênua de personagens ligados ao campo que expressam valorização da natureza e dos costumes espontâneos da vida camponesa. Embora remonte à antiguidade, teve mais evidência na sua forma ideológica, fundamentada no pensamento socialista de Rousseau, que preconizava o retorno do homem à natureza. Também chamado Teatro Ingênuo.
  • Teatro de Fantoches: Utiliza bonecos vestidos como personagens, em cuja roupa o operador esconde a mão, e com ela, usando o dedo indicador, movimenta a cabeça, e com o polegar e o médio, os braços. Também chamado Teatro de Boneco.
  • Teatro do Absurdo: Gênero cujos temas baseavam-se na filosofia materialista do filósofo francês Paul Sartre, para quem a vida e o mundo são inexplicáveis e absurdos. Os diálogos são sem sentido, assim como a própria trama dramática, para mostrar a dificuldade de entendimento entre as pessoas e a irracionalidade da existência.
  • Teatro do quotidiano: Também chamado Teatro Realista, desenvolvido no século XX. O drama transcorre em ambientes que espelham locais como escritórios, ruas movimentadas, bares, e outros, que os personagens ocupam como pessoas comuns no seu dia.
  • Teatro Pedagógico: Constitui-se de peças de caráter educativo, servindo para passar conhecimentos elementares de ciência e de comportamento. Também chamado Teatro Escolar e Teatro Educativo.
  • Teatro de Variedades: Espetáculo apresentando diversas atrações teatrais, como danças, coro de bailarinas, desnudamentos, monólogos e desencontros cômicos, costurados em um enredo divertido e ligeiro. Também chamado Teatro Burlesco.
  • Tragédia: Gênero teatral em que o drama representa a luta de um ser humano contra obstáculos insuperáveis, em um confronto necessariamente destinado à derrota do herói por forças opostas e maiores que sua vontade e sua coragem. Na tragédia o indivíduo luta contra a força imponderável do Destino de antemão traçado por forças sociais que o excluem, ou por elementos dominantes do seu caráter que tornam inevitável um determinado fim.
Fonte: http://profnelmar.arteblog.com.br/322795/GENEROS-DRAMATICOS/