terça-feira, 27 de janeiro de 2015

ALGUNS GÊNEROS MUSICAIS

ALGUNS GÊNEROS MUSICAIS  (Artes musicais)

Estes são alguns dos gêneros musicais mais praticados no Brasil e suas principais características.
Axé: Fusão de ritmos nordestinos, caribenhos e africanos com embalagem pop-rock. Axé é significa energia positiva na umbanda e no candomblé. Os instrumentos típicos são: atabaque, ripinique, trombones, trompetes, guitarra, baixo, teclado, bateria e outros. Subgêneros: samba-reggae, bunda-music e outros.
Bossa Nova: É um estilo de música popular brasileiro, influenciado pelo Jazz e pela MPB, inicialmente era apenas uma maneira diferente de tocar samba, mais depois disso se tornou um gênero muito popular ganhando sua identidade própria. Instrumentos típicos: basicamente violão e piano.
Erudita: Erradamente reconhecida como música clássica, é a música mais elaborada, acadêmica, “culta” e é dividida de acordo com a época em que está sendo composta (inclusive a clássica) e pelas suas características predominantes. Instrumentos típicos: Vocal, cordas, sopro, percussão e teclados, praticamente sempre acústico.
Folclórica: A Música folclórica está ligada fortemente com culturas sociais, muitas vezes com caráter rurais, como canções de plantio e colheita, de lavadeiras e rendeiras, e o caráter urbano cantadas em festas e teatros folclóricos, rituais religiosos, etc.
Forró: Inicialmente designava festa popular movida por vários tipos de música nordestina e animada pela sanfona de oito baixos. Após massiva migração de nordestinos para o sudeste, converteu-se em um gênero musical que se popularizou em todo o Brasil. Seus principais instrumentos são: Sanfona, triângulo, zabunba, podendo apresentar violão, guitarra, baixo, teclado, bateria e outros. Divide-se em dois grandes subgêneros: Forró pé-de-serra e forró universitário.
Hip Hop: Iniciado no final da década de 1960 nos EUA, com letras questionadoras, é uma forma de reagir à violência contra as classes mais baixas e aos conflitos sociais. É uma cultura de rua que deu início ao Breaking e as pinturas de grafites.
Pagode: É um dos subgêneros do samba. É próprio para designar festas, comidas e bebidas, reuniões entre amigos, enfim e qualquer festa onde tenha alegria e cantoria. Seus instrumentos típicos são: Cavaquinho, banjo, tantã, repique de mão.
Reagge: O Reggae teve origem na Jamaica. Geralmente é usado para fazer críticas sociais. Uma curiosidade é que o nome Reggae surgiu pelo som que a guitarra produz, (o ‘re’ seria o movimento feito na guitarra para baixo e o ‘gae’ seria o som para cima.
Rock: É formado na maioria das vezes pelos sons da guitarra elétrica e um insistente contratempo, numa melodia sedutora. Os instrumentos típicos são: Guitarra elétrica, baixo, teclado e bateria. Estegênero musical tem muitos subgêneros como heavy metal, hard rock, punk rock, soft rock, glam rock e muitos outros.
Samba: Anualmente festejado em fevereiro, no carnaval, o samba carioca, conhecido no mundo inteiro, é derivado do samba de roda, nascido na Bahia. Seus instrumentos típicos são: Cavaquinho, violão e outros instrumentos de cordas, tamborim, pandeiro, surdo e vários outros instrumentos de percussão, outros derivados usam instrumentos de sopro.
Sertanejo: No Brasil pode-se dizer que a música sertaneja vem de caipira e moda de viola. Teve origem pricipalmente no nordeste e outros como Minas Gerais, Mato Grosso, enfim. É considerado caipira por suas origens em zonas rurais, do campo, e antigas moda de viola. Instrumentos típicos: Viola e acordeão. Origens: Música CAIPIRA, Moda de viola.


Fonte: http://profnelmar.arteblog.com.br/276442/ALGUNS-GENEROS-MUSICAIS/